Pesquisa personalizada

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Vale a pena conhecer: MUSEU DE IMAGENS DO INCONSCIENTE

O Museu de Imagens do Inconsciente teve origem nos ateliês de pintura e de modelagem da Seção de Terapêutica Ocupacional, organizada por Nise da Silveira em 1946, no Centro Psiquiátrico Pedro II. Aconteceu que a produção desses ateliês foi tão abundante e revelou-se de tão grande interesse científico e utilidade no tratamento psiquiátrico que pintura e modelagem assumiram posição peculiar. A idéia de organizar-se um Museu que reunisse as obras criadas nesses setores de atividade, a fim de oferecer ao pesquisador condições para o estudo de imagens e símbolos e para o acompanhamento da evolução de casos clínicos através da produção plástica espontânea.
O Museu foi inaugurado em 20 de maio de 1952. O Museu não cessou de crescer. Diretamente vinculado aos ateliês de pintura e de modelagem, recebe cada dia novos documentos plásticos. Seu acervo reúne atualmente cerca de 300 mil documentos entre telas, pinturas, desenhos e modelagens. O Museu é um centro vivo de estudo e pesquisa sobre as imagens do inconsciente, aberto aos estudiosos de todas as escolas psiquiátricas.



 

 

 
O Museu conta com um site super interessante onde podem ser vistas as obras da Exposição Virtual e saber um pouco dos artistas que o ajudaram a dar vida.
O Museu de Imagens do Inconsciente fica no Instituo Municipal de Assistência à Saúde Nise da Silveira (antigo Centro Psiquiátrico Pedro II).


ENDEREÇO: Rua Ramiro Magalhães, 521 - Engenho de Dentro CEP 20730-460 - Rio de Janeiro
Telefone (55 21) 3111 7471 Fax (55 21) 3111 7465 Diretor: Luiz Carlos Mello
Visitas: 2ª. a 6ª. das 9 às 16 horas - Entrada Franca
Visitas orientadas mediante agendamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário