Pesquisa personalizada

terça-feira, 16 de novembro de 2010

AJUDE-NOS A MONTAR NOSSA BIBLIOTECA!


A palavra biblioteca vem do grego e significa "caixa para guardar livros" e, por extensão, um local onde os livros seriam colocados, de forma organizada, para consultas e leitura. O gosto pela descoberta de novos mundos com literaturas diferenciadas permite que todos nós ultrapassemos as fronteiras da geografia e aprofundemos nos conhecimentos e mundos novos.
Por iniciativa dos nossos pacientes, iniciamos a organização de uma biblioteca comunitária feita pela comunidade para a comunidade. Estamos recebendo doações na UBS - Campo Limpo (rua: Jorge Ozzy, 211 - Jardim Catanduva - São Paulo). Além de livros, precisamos de estantes.
CONTRIBUA COM ESTE PROJETO!

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

O Museu da Loucurafoi inaugurado em agosto de 1996, é parte integrante de um plano de resgate da memória histórica de Barbacena, através do projeto Memória Viva desenvolvido pela Fundação Municipal de Cultura de Barbacena – FUNDAC e financiado com recursos da Prefeitura Municipal de Barbacena.Localizado no Torreão do antigo Hospital Colônia, hoje totalmente restaurado e adaptado para finalidades culturais, o Museu conta uma história de quase um século de sofrimento e exclusão. Estima-se que naquele local morreram mais de 60 mil pessoas, entre homens e mulheres, vítimas do agravo de superlotação, abandono e descaso. Circulando pelas cinco salas do Museu o visitante poderá observar objetos, documentos, fotografias, sons e imagens percorrendo uma trajetória difícil, dolorosa, sem atalhos onde poderá compreender melhor os caminhos e os descaminhos do tratamento psquiátrico estabelecido em Minas Gerais desde 1900 quando foi criada, pelo Governo Francisco Sales, a Assistência aos Alienados em Minas Gerais. O acervo é impressionante e muito interativo.Ele reúne fotos, equipamentos para tratamento, além de pinturas e desenhos feitos pelos internos.
Serviço: Museu da Loucura. Rodovia MG 265 Km 5. Barbacena. (32) 3332 1477. Horário: Segunda a sexta de 8h às 12h e das 13h às 18h.

Museu da Loucura- Barbacena MG

Vale a pena conhecer: MUSEU DE IMAGENS DO INCONSCIENTE

O Museu de Imagens do Inconsciente teve origem nos ateliês de pintura e de modelagem da Seção de Terapêutica Ocupacional, organizada por Nise da Silveira em 1946, no Centro Psiquiátrico Pedro II. Aconteceu que a produção desses ateliês foi tão abundante e revelou-se de tão grande interesse científico e utilidade no tratamento psiquiátrico que pintura e modelagem assumiram posição peculiar. A idéia de organizar-se um Museu que reunisse as obras criadas nesses setores de atividade, a fim de oferecer ao pesquisador condições para o estudo de imagens e símbolos e para o acompanhamento da evolução de casos clínicos através da produção plástica espontânea.
O Museu foi inaugurado em 20 de maio de 1952. O Museu não cessou de crescer. Diretamente vinculado aos ateliês de pintura e de modelagem, recebe cada dia novos documentos plásticos. Seu acervo reúne atualmente cerca de 300 mil documentos entre telas, pinturas, desenhos e modelagens. O Museu é um centro vivo de estudo e pesquisa sobre as imagens do inconsciente, aberto aos estudiosos de todas as escolas psiquiátricas.



 

 

 
O Museu conta com um site super interessante onde podem ser vistas as obras da Exposição Virtual e saber um pouco dos artistas que o ajudaram a dar vida.
O Museu de Imagens do Inconsciente fica no Instituo Municipal de Assistência à Saúde Nise da Silveira (antigo Centro Psiquiátrico Pedro II).


ENDEREÇO: Rua Ramiro Magalhães, 521 - Engenho de Dentro CEP 20730-460 - Rio de Janeiro
Telefone (55 21) 3111 7471 Fax (55 21) 3111 7465 Diretor: Luiz Carlos Mello
Visitas: 2ª. a 6ª. das 9 às 16 horas - Entrada Franca
Visitas orientadas mediante agendamento

Ser Doido-Alegre, que Maior Ventura!




Ser doido-alegre, que maior ventura!

Morrer vivendo p'ra além da verdade.

É tão feliz quem goza tal loucura

Que nem na morte crê, que felicidade!



Encara, rindo, a vida que o tortura,

Sem ver na esmola, a falsa caridade,

Que bem no fundo é só vaidade pura,

Se acaso houver pureza na vaidade.



Já que não tenho, tal como preciso,

A felicidade que esse doido tem

De ver no purgatório um paraíso...



Direi, ao contemplar o seu sorriso,

Ai quem me dera ser doido também

P'ra suportar melhor quem tem juízo.



António Aleixo, in "Este Livro que Vos Deixo..."

terça-feira, 9 de novembro de 2010

BISPO DO ROSÁRIO - DA LOUCURA À ARTE. O RESGATE DE UMA VIDA

Arthur Bispo do Rosário nasceu no Sergipe aproximadamente em 1909, afrodescendente, foi para Rio de Janeiro para trabalhar ainda jovem. Com menos de 30 anos (1938) foi internado no hospital psiquiátrico

da Colônia Juliano Moreira, no Rio de Janeiro, onde viveu por 50 anos. Seus sintomas o pertubavam. Eram alucinações e a crença de ser um enviado de Deus para julgar os vivos e os mortos. Seu diagnóstico: equizofrenia paranóide.
Na Colônia, passou a produzir objetos a partir de lixo e sucata que foram considerados arte vanguardista e referência para a arte contemporânea brasileira. Seus trabalhos foram comparados à obra de Marcel Duchamp, pintor e escultor francês considerado um dos precursores da arte conceitual e inventor do ready made no início do século XX. A obra mais famosa é o Manto da Apresentação, que ele deveria vestir no dia do juízo final.
Bispo do Rosário faleceu na Colônia Juliano Moreira em 1989.  Após sua morte, suas obras foram expostas no museu que leva seu nome.
Museu Bispo do Rosário – Arte Contemporânea
Estrada Rodrigues Caldas 3400 – Taquara – Jacarepaguá – Rio de Janeiro


Visite e divulgue!

Tel: (21) 24468628
Site: http://www.museubispodorosario.com.br/